quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


Conheça a História do Temaki
Japonês que Conquistou o Brasil

Iguaria foi criada como opção de comida rápida na Terra do Sol Nascente

Cone de algas recheado com peixe cru e arroz, o tradicional temaki, nasceu no século 19 como uma opção de comida rápida para os japoneses que moravam em Edo, cidade que posteriormente virou a capital nipônica: Tóquio.

Na época, os quiosques de sushi eram a opção mais popular, justamente pela facilidade no preparo da comida: o sushiman enrolava na própria mão uma espécie de charutinho com os recheios disponíveis e passava ao cliente.

O molho shoyu era oferecido em bacias comunitárias dispostas sobre o balcão. Para evitar que ele pingasse nas roupas das pessoas, em 1924 os japoneses inventaram o formato de cone.

Pela facilidade no consumo e por ser uma opção mais saudável de comida rápida, o temaki foi incorporado à cozinha do brasileiro, e ganhou diversas versões, como a de carne-seca e queijo e as doces, com chocolate ou goiabada.

Para Haroldo Arruda, culinarista do Clube do Sushi, não há nada de errado em usar ingredientes regionais, desde que a harmonia e o sabor sejam respeitados.

Ele explica, porém, que a carne-seca pode trazer toxinas. Já ingredientes com muito açúcar na composição – como a goiabada – mascaram o sabor da comida.

- Os japoneses sabiamente não comem cação cru nem outros peixes que contenham substâncias como iodo ou acido úrico. Para que colocar carne em sushi?

Já os queijos, segundo o especialista em comida japonesa, são pastosos ao serem mastigados, confundido a sua textura com a do arroz, esse, sim, ingrediente típico do temaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário